Dar início à uma rotina de atividades físicas requer alguns cuidados, de modo a potencializar benefícios e reduzir riscos.
Bruno Modesto, professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, explica quais são eles.
Avaliação Médica
Para aqueles que querem dar um basta no sedentarismo ou estão dispostos a complementar as idas à academia, o ideal é procurar um clínico para avaliar a sua saúde de modo geral, possíveis contraindicações ou a existência prévia de algum problema cardíaco.
De olho na intensidade
A progressividade deve ser respeitada em todos os tipos de exercício, assim como é fundamental manter um diálogo com um profissional de Educação Física, que poderá auxiliar na escolha de atividades de acordo com o perfil e objetivos de cada um.
Dor não é sinônimo de desconforto muscular
Outro fator que pede atenção é a dor pós atividade física. Desconfortos musculares proporcionais ao esforço realizado são esperados, porém sentir dor é sinal de alerta. Se durante ou após a execução de um movimento, surgirem sintomas, deve-se interromper a atividade e consultar um médico.
Atenção à patologias pré-existentes
Pessoas com sintomas cardiovasculares, como falta de ar, tontura e batimentos cardíacos acelerados, devem procurar um cardiologista antes de iniciar qualquer prática física. Do contrário, o esporte pode ocasionar mais riscos do que benefício.
Prazer, acima de tudo
Escolha modalidades que te deem prazer. O exercício é sustentável quando acompanhado da sensação de bem-estar, o que é fundamental para motivar a prática.
Comments